domingo, 24 de janeiro de 2010

Cuidados com as Unhas - Por Grazi

Olá Meninas!!!

Bom, como disse a Gabi, no post anterior, preparei uma surpresa pra vocês. Essa semana, fiquei pensando na quantidade de mulheres que usam unhas postiças, tiram TODA a cutícula ou até mesmo fazem uso de acetonas e removedores várias vezes por dia. Então o super-post de hoje será sobre isso: cuidados com as nossas queridas unhas :). Vamos lá então?

UNHAS POSTIÇAS:




O uso de unhas postiças, como muitas sabem, pode prejudicar a nossa saúde em geral, não somente das nossa garrinhas verdadeiras. Isso se dá por causa da cola utilizada, que contém substâncias nocivas à nossa saúde. Li no site Ego, que a apresentadora do Pânico na TV, Sabrina Sato, fez uso de unhas postiças durante um ensaio fotográfioco e que horas mais tarde foi hospitalizada com alguma espécie de alergia nos olhos. Sim, a causadora foi a cola. Veem agora porque muitas pessoas preferem seus cotoquinhos? Várias
blogueiras como nos também utilizam essas unhas, mas isso já é um caso
muito diferente: geralmente elas usam BASE normal para colar e além disso somente e só usam para fazer os Swatches que vocês, queridas leitoras, gostam tanto.


Já vi essas unhas pra vender em váááááárias farmácias, por um preço absurdo, em torno dos R$13,00! Sempre vem com uma colinha na parte de cima né? É e sempre será essa a grande causadora de internações pelo uso de unhas postiças! Tomem como exemplo o que aconteceu com a Sabrina, ali de cima: o sintoma dela apareceu nos olhos. Tomem m
uito cuidado com isso, pois o resultado do uso dessa cola pode terminar onde menos se imagina. Outra coisa não menos perigosa e nociva é o uso de super-bonder para colar unhas que se quebraram. Acreditem, às vezes isso pode ser bem mas prejudicial do que as próprias unhas postiças: a super-bonder é feita para que o efeito de que algo esteja grudado dure para sempre. É claro que a sua unha não vai poder ser cortada nunca mais, não, mas o que pode acontecer é que a estrutura dela seja danificada. Com isso quero dizer que ela pode começar a nascer torta, descamar com frequência ou mesmo ficar tão fraca de quebrar o tempo todo. Além de todas essas coisas, as unhas postiças são feitas de plástico, então, ao entrar em
contato com a unha verdadeira, pode t
ambém danificar a estrutura, como a super-boder. Muitas meninas pensam que unhas postiças são a única salvação e tal. Estão erradas: tudo compõe para que elas estejam fortes ou fracas, incluindo a alimentação. Alimentar-se bem é muito bom para o fortalecimento natural das unhas.

Unhas naturais logo após
terem sido tiradas as postiças.












CUTÍCULA:

Outro assunto polêmico muito importante. A cutícula, é a pele que fica em toda a volta da unha, protegendo da entrega de microorganismos. Conheço várias mulheres que gostam de tirar toda a cutícula porque dizem que isso atrapalha na hora de passar o esmalte. Sim, talvez elas estejam certas somente em um dos pontos: cutícula dura ninguém merece! Mas para que isso não aconteça, existem outros meios de tratamento: exfoliação, hidratação, empurrar de leve, etc. Pessoas que tiram a cutícula, estão muito mais expostas, e podem transmitir com facilidade a Onicomicose, inflamação comum nas unhas, causada por fungos que entram entre a pele e a unha e literalmente, devoram-na.




Cera Granado, pode-se utilizá-la no tratamento das cutículas. Ela funciona como um hidratente, que age e protege ao mesmo tempo. É muito popular, e eu particularmente adoro, pois funciona que é uma beleza! Infelizmente, muitas mulheres ainda não sabem disso. Tratando-se de cutículas, ainda temos um outro assunto importante a tratar: o uso do alicate nas manicures. Se você é daquelas que vai todo sábado na manicure, escolhe a cor do esmalte,tira a cutícula, pinta e depois limpa os cantinhos fazendo tudo isso com os materiais da própria manicure, saiba que você está correndo um grande perigo. Em muitos salões de beleza, os materias não são esterelizados, então, já que o mesmo alicate é usado em todas as mulheres que fazem a unha lá, pode haver um microorganismo ruim ali,
como o vírus da Hepatite. Sim, a Hepapite pode ser contraída atrás disso. Então, procure levar seu próprio alicate, espátula, palitinho, tudo, menos o esmalte, claro, esse pode ter certeza que você não corre nenhum risco.

ROER AS UNHAS:

Essa é particularmente a parte mais nojenta do post. Roer unhas (argh!) pode ser pior do que lamber o chão. Porque: pelo simples fato de que além de ficar com uma aparência horrível nos dedos, você pode contrair um distúrbio alimentar e até mental. Se você roe, saiba que você pode ser uma pessoa ansiosa, que tenha algum problema familiar ou mental.

Existem inúmeros esmaltes, simpatias, jeitos de fazer uma pessoas parar de dar uma de roedora. Mas conheço muita gente que tentou de tudo, até pimenta, mas a única solução foi deixá-las bonitas e esmaltadas! Sim, deixar as unhas sempre bonitas é uma ótima solução. Assim, você evita de ter grandes problemas, como o rompimento de uma das paredes do intestino. Sim, isso pode acontecer, pois a unha é um material duro, feito de queratina, então, em contato com as sensíveis paredes intestinais, podem trazer uma hemorragia. Se você roe unhas, vá atrás da caixinha da sua mãe, pega uns esmaltinhos e pinte as unhas! Você vai ver que vai ficar tão bonito que vai ficar com pena de roer novamente!

P.S: não se esqueça de hidratar muito bem mãos e pés, cuidar da cutícula e estar com as unhas sempre bem esmaltadas!!!

Beijo, Grazi

Nenhum comentário:

Postar um comentário